FAMI 2030 marcou presença na Mostra dos Fundos Europeus na Alfândega do Porto

O FAMI 2030 apresentou três projetos na Mostra dos Fundos Europeus, evidenciando como promove a inclusão de pessoas migrantes em Portugal. Os projetos destacaram-se pelo impacto na integração, autonomia e reintegração, reforçando o papel dos Fundos Europeus na transformação da vida das pessoas e das comunidades.
16 de Dezembro, 2024

O Programa FAMI 2030 participou na Mostra dos Fundos Europeus, realizada nos dias 10, 11 e 12 de dezembro na Alfândega do Porto. Representado por três projetos, o FAMI 2030 demonstrou como os Fundos Europeus promovem a inclusão, a integração e o apoio a pessoas migrantes em Portugal.

Os projetos apoiados pelo FAMI 2030 que participaram na Mostra dos Fundos Europeus:

  • CLAIM AVEIRO – CASA VERA CRUZ: Desenvolvido pelo Centro Social Paroquial da Vera Cruz, este projeto dá continuidade a duas décadas de trabalho na integração plena de nacionais de países terceiros (NPT) na região de Aveiro. O CLAIM AVEIRO atua através de quatro áreas principais:
    • CLAIM: Atendimento em cinco concelhos — Aveiro, Ílhavo, Murtosa, Vagos e Estarreja.
    • CLAIM Social: Apoio a NPT em situações de maior vulnerabilidade.
    • PARTICIPA: Promoção da inclusão através de atividades culturais, desportivas, capacitação parental e formação de técnicos.
    • CAPACITA: Fomento do domínio da língua, qualificações académicas e inserção laboral, em parceria com empresas locais.

CLAIM Aveiro, projeto FAMI 2030 na Mostra dos Fundos 2024.

  • Centro de Acolhimento – Casa F: Promovido pela Câmara Municipal do Fundão, este projeto apoia cerca 400 requerentes e beneficiários de proteção internacional, assegurando o seu acolhimento, integração e autonomização, e garantindo o acompanhamento e apoio em áreas como alojamento, saúde, educação, formação e processos burocráticos.

Casa F - Centro Acolhimento, projeto FAMI 2030 na Mostra dos Fundos 2024.

  • Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração – ARVoRe IX Desenvolvido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), o ARVoRe IX facilita o retorno voluntário de cerca de 880 Nacionais de Países Terceiros aos seus países de origem e promove a reintegração eficaz, independentemente de género, idade ou outras especificidades. O projeto também contribui para combater a migração irregular, alinhando-se ao Objetivo Estratégico 3 do FAMI 2030.

ARVoRe IX, projeto FAMI 2030 na Mostra dos Fundos 2024.

FAMI 2030 e PESSOAS 2030: complementaridade em foco

No segundo dia da Mostra, um pitch conjunto entre o Programa PESSOAS 2030 e o FAMI 2030 destacou como os Fundos Europeus podem ser complementares e sinergéticos, desde a definição dos avisos até à execução dos projetos. O pitch abordou:

  • A visão estratégica e complementaridade entre programas.
  • Exemplos de projetos apoiados.
  • Impactos concretos nas pessoas e comunidades.

Durante o pitch, a Presidente da Comissão Diretiva do FAMI 2030 apresentou o programa, destacando a importância da complementaridade dos Fundos Europeus na transformação da vida das pessoas e das comunidades.

Pitch FAMI 2030 e PESSOAS 2030: complementaridade em foco, na Mostra dos Fundos 2024.

A Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, apresentou o Projeto Casa F, enquanto o Chefe de Missão da OIM destacou o Projeto ARVoRe IX.

Pitch FAMI 2030 e PESSOAS 2030: Apresentação dos projetos FAMI 2030 na Mostra dos Fundos 2024.

Ambos os projetos demonstraram o impacto dos Fundos Europeus em promover a autonomia dos destinatários finais.

Fundos Europeus: a mudar vidas e comunidades

A participação do FAMI 2030 na Mostra dos Fundos Europeus foi mais uma oportunidade de evidenciar como os Fundos Europeus criam valor acrescentado, transformam vidas e fortalecem comunidades. O compromisso dos projetos apresentados demonstra a dedicação em construir um futuro mais inclusivo.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos