Comité de Acompanhamento do FAMI 2030 foi ao Fundão conhecer um projeto apoiado pelo Programa

A Autoridade de Gestão do FAMI 2030 realizou a 5.ª reunião do Comité de Acompanhamento no dia 26 de março, no Centro de Migrações do Fundão.
9 de Abril, 2025

A 5.ª reunião do Comité de Acompanhamento do Programa FAMI 2030 decorreu no passado dia 26 de março de 2025, no Centro de Migrações do Fundão.

A reunião realizada em formato híbrido contou com a participação ativa das entidades que integram o Comité e com representantes da Direção dos Assuntos Internos (DG HOME) da Comissão Europeia. Foram apresentados os progressos na execução do Programa FAMI 2030 e houve espaço para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e partilha de recomendações.

Seguindo as orientações da Comissão Europeia e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, a Autoridade de Gestão organizou uma visita ao projeto Casa F 2 – Acolhimento para Refugiados, desenvolvido pelo Município do Fundão. Esta visita permitiu aos membros do Comité conhecer diretamente o impacto do apoio do Programa FAMI 2030 junto dos seus destinatários finais.

O projeto Casa F 2 dá continuidade ao trabalho iniciado há 5 anos pelo Centro para as Migrações do Fundão. A iniciativa promove o acolhimento, a inclusão e a autonomização de requerentes e/ou beneficiários de proteção internacional, garantindo apoio em áreas como alojamento, saúde, educação, formação e resolução de questões administrativas.

O projeto pretende apoiar 400 requerentes e/ou beneficiários de proteção internacional, através de aconselhamento jurídico direto bem como de acompanhamento social em áreas como trabalho, habitação, educação, renovação de residência e reagrupamento familiar.

A visita permitiu aos membros do Comité observar, na prática, os resultados do apoio da União Europeia através do Programa FAMI 2030 e reforçar a ligação entre a gestão do FAMI 2030 e os projetos implementados no território.

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos