Os primeiros workshops realizaram-se em Lisboa, no CAMPUS XXI, a 25 de fevereiro, e em Coimbra, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., a 27 de fevereiro, com 33 participantes.
O tema foi a Contratação Pública, um assunto essencial para garantir que as operações (co)financiadas pelo FAMI 2030 são executadas de forma correta. O objetivo destas formações foi ajudar as entidades a conhecerem e aplicarem melhor as regras previstas no Código dos Contratos Públicos, reduzindo riscos de incumprimento e tornando os processos mais eficientes.
Durante as sessões, foram debatidos temas como:
- Quando e como aplicar o Código dos Contratos Públicos no âmbito do FAMI 2030;
- Ferramentas disponíveis para ajudar as entidades na Contratação Pública;
- As principais fases do processo de contratação.
No final, os participantes responderam a um inquérito anónimo para avaliar a qualidade da formação e sugerir melhorias.
Os resultados mostram que a formação foi bem recebida:
- Todos os participantes consideraram que a sessão foi útil ou muito útil para o seu trabalho;
- Os conteúdos foram claros e ajudaram a esclarecer dúvidas sobre a Contratação Pública;
- Os participantes solicitaram mais formações sobre temas específicos.
A Autoridade de Gestão do FAMI 2030 vai continuar a organizar ações de capacitação ao longo da execução do Programa, para apoiar as entidades na gestão eficiente e transparente das operações.