A Autoridade de Gestão do FAMI 2030 realizou ações de capacitação sobre Contratação Pública

A Autoridade de Gestão do FAMI 2030 organizou um ciclo de ações de capacitação para as entidades com operações aprovadas pelo Programa.
9 de Abril, 2025

Os primeiros workshops realizaram-se em Lisboa, no CAMPUS XXI, a 25 de fevereiro, e em Coimbra, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., a 27 de fevereiro, com 33 participantes.

O tema foi a Contratação Pública, um assunto essencial para garantir que as operações (co)financiadas pelo FAMI 2030 são executadas de forma correta. O objetivo destas formações foi ajudar as entidades a conhecerem e aplicarem melhor as regras previstas no Código dos Contratos Públicos, reduzindo riscos de incumprimento e tornando os processos mais eficientes.

Durante as sessões, foram debatidos temas como:

  • Quando e como aplicar o Código dos Contratos Públicos no âmbito do FAMI 2030;
  • Ferramentas disponíveis para ajudar as entidades na Contratação Pública;
  • As principais fases do processo de contratação.

No final, os participantes responderam a um inquérito anónimo para avaliar a qualidade da formação e sugerir melhorias.

Os resultados mostram que a formação foi bem recebida:

  • Todos os participantes consideraram que a sessão foi útil ou muito útil para o seu trabalho;
  • Os conteúdos foram claros e ajudaram a esclarecer dúvidas sobre a Contratação Pública;
  • Os participantes solicitaram mais formações sobre temas específicos.

A Autoridade de Gestão do FAMI 2030 vai continuar a organizar ações de capacitação ao longo da execução do Programa, para apoiar as entidades na gestão eficiente e transparente das operações.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos