Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da boa colaboração e parceria da EMRP, teve como objetivo capacitar os elementos da equipa FAMI 2030, reforçando as suas competências na área do controlo e mitigação do risco de duplo financiamento.
Estratégias para controlo do risco de duplo financiamento
A sessão começou com uma apresentação geral sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), seguindo-se uma abordagem ao Sistema de Controlo Interno (SCI) do Plano, incluindo manuais, procedimentos e ferramentas em vigor. Foi dado especial destaque às estratégias de mitigação do risco de duplo financiamento, um tema central para a gestão eficaz e transparente dos fundos.
Os participantes discutiram a identificação e gestão dos riscos de duplo financiamento, tanto na fase de apreciação de candidaturas, de acompanhamento e de encerramento dos investimentos no PRR, sempre na perspetiva do SCI.
Partilha de boas práticas e ferramentas tecnológicas
Na segunda parte da formação, foram partilhadas experiências práticas, como as análises ex-ante, o acompanhamento e ações de controlo específico e a importância de controlos cruzados ex-ante e ex-post para mitigar riscos.
A equipa também teve a oportunidade de conhecer ferramentas tecnológicas disponíveis, como a aplicação informática FinDup, a plataforma Arachne e outras bases de dados confiáveis, como FTS e Kohesio, que apoiam na identificação e prevenção de irregularidades.
Compromisso com a formação contínua
A Autoridade de Gestão do Programa FAMI 2030 reforça assim a relevância da formação contínua para assegurar o desempenho eficaz das suas equipas. A partilha de conhecimentos e a adoção de boas práticas refletem o compromisso em potenciar competências e garantir uma gestão eficiente, rigorosa e transparente no âmbito das candidaturas e operações em execução.
Esta sessão foi mais um exemplo da aposta estratégica na capacitação e na excelência operacional, elementos fundamentais para o valor acrescentado do Programa FAMI 2030.