Open Day FAMI 2030 destaca apoio a projetos de migração laboral em celebração ao Dia Internacional dos Migrantes

No Dia Internacional dos Migrantes, a Autoridade de Gestão do Programa FAMI 2030, com a abertura do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, apresentou o Aviso FAMI2030-2024-17.
23 de Dezembro, 2024

No Dia Internacional dos Migrantes, 18 de dezembro, a Autoridade de Gestão do Programa FAMI 2030 organizou, na Casa do Parlamento – Centro Interpretativo, em Lisboa, um Open Day para assegurar uma ampla divulgação, apresentação e esclarecimento do aviso destinado a apoiar entidades públicas e privadas na dinamização de projetos que promovam a mobilidade laboral baseada em regimes de migração legal e os direitos dos trabalhadores migrantes – o Aviso FAMI 2030-2024-17 | Migração Laboral.

Evento contou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto da Presidência

Na abertura do evento, o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, destacou a importância do Aviso Migração Laboral para apoiar o desenvolvimento de respostas inovadoras que reforcem canais legais de migração laboral e uma integração digna de todos aqueles que procuram Portugal para viver e trabalhar.

Participação alargada de entidades públicas e privadas

O evento reuniu cerca de 50 representantes da administração pública central, autarquias locais, associações empresariais, empresas e organizações internacionais, sublinhando o compromisso conjunto na promoção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Intervenções destacaram cooperação e inovação na migração laboral

Além do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, a Presidente da Comissão Diretiva do Programa FAMI 2030, Sofia Borges Pereira, e representantes de entidades de relevo, como Ana Rosa, da Organização Internacional do Trabalho, e Ana Rita Marques, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., abordaram temas como a implementação do Programa FAMI 2030, a migração laboral e a cooperação na área do emprego e da migração, com enfoque no recrutamento nos países de origem.

Aviso FAMI2030-2024-17 apresentado em detalhe

Susana Monteiro, vogal da Comissão Diretiva do Programa FAMI 2030, apresentou o Aviso FAMI2030-2024-17, com uma dotação global de 1.150.000,00€, destinado a apoiar iniciativas como:

  • Campanhas de sensibilização sobre viver e trabalhar em Portugal, incluindo temas como fiscalidade, habitação e reagrupamento familiar;
  • Divulgação de ofertas de emprego em conformidade com o Código do Trabalho;
  • Recrutamento em parceria com entidades nos países de origem;
  • Ações de ensino da língua portuguesa para futuros trabalhadores em Portugal.

Encerramento pelo Secretário de Estado do Trabalho

O evento foi encerrado pelo Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, que sublinhou a relevância de promover uma migração laboral regulada e digna, bem como a potencialidade da capacidade instalada de infraestruturas de formação, no âmbito de acordos de mobilidade laboral em vigor.

Prazo de candidaturas prorrogado até 28 de fevereiro de 2025

As candidaturas ao Aviso FAMI2030-2024-17 | Migração Laboral podem ser submetidas até às 18:00 de 28 de fevereiro de 2025.

Para mais informações sobre o aviso aceda a Prazo de Candidaturas ao Aviso FAMI2030-2024-17 prorrogado até 28 de fevereiro de 2025

Para consultar a apresentação do evento, aceda aqui.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos