As Jornadas Formativas: acolhimento e integração de cidadãos estrangeiros, perspetivas e realidades, decorreram nos dias 26 e 27 de junho, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC). Foram organizadas pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha em colaboração com o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social (ISS), I. P., e tiveram como objetivo promover dois dias de reflexão e de divulgação de boas práticas aplicadas no distrito de Leiria, em matéria de acolhimento, integração e não discriminação dos cidadãos estrangeiros.
A presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa FAMI 2030, esteve presente no segundo dia das Jornadas Formativas no painel com o tema “O Associativismo das Comunidades Migrantes como forma facilitadora da Integração nos territórios”. Na sua intervenção procurou habilitar os participantes sobre a dinâmica do Programa FAMI 2030, facilitar a compreensão dos processos inerentes ao desenvolvimento do Programa, bem como potenciar a sinergia e o conhecimento sobre os apoios existentes na área dos fundos europeus.
A presidente da Comissão Diretiva do Programa FAMI 2030, considera “estas iniciativas fundamentais para promoção da proximidade com potenciais beneficiários de territórios fora das grandes zonas urbanas e para a divulgação da aplicação dos fundos europeus, nomeadamente do Fundo para o Asilo a Migração e Integração, no atual período de programação (2021- 2030).”.